quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Atividades realizadas em janeiro 2011


No início de janeiro 2011 estivemos na região do Cariri no Ceará, onde o Pr. Ronaldo esteve celebrando o casamento de Jean e Maisa em Missão velha, essa cidade fica próximo a Juazeiro do Norte, famosa pelas romarias que são realizadas em função da estátua gigante de Padre Cícero...
O evangelho lá tem crescido... Estivemos com o Pr. Rubens e Bety, que estão à frente da PIB de Juazeiro do Norte há 4 anos, juntos eles tem feito um trabalho maravilhoso para alcançar vidas naquela região.
A Cruzada estudantil na ocasião estava realizando o Instituto de multiplicadores espirituais lá como o alvo de plantar 2 igrejas.
                               CONSTRUIR PARA ALCANÇAR VIDAS
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. João 3:17

2011 está em curso, temos diversos desafios para realizar nesse ano, dentre eles os avanços missionários nas cidades e povoados com baixo índice de cristãos  no sertão Nordestino.
O nosso primeiro avanço será dias 1 á 8 de março de 2011 nos sítios de Inajá PE, onde passamos a última semana no sírio iniciando a construção de um espaço físico no sítio das Baixas para realizarmos cultos, projeções de filmes, oficinas, e será um ponto de apoio para podermos permanecer ali e alcançar vidas. Assim mais uma igreja será plantada no Sertão.
O custo da construção ficará em torno de R$ 28.000,00.
Nós conseguimos parte doações para o início da obra em Santa Cruz do Capibaribe... O Alicerce foi feito por Ronaldo, Manoel e mais 3 voluntários, agora, precisamos de apoio para levantar as paredes. Orem por nós, pelos recursos para que possamos avançar com esse objetivo. Sabemos que não será fácil, no entanto, Deus é o mais interessado na expansão do seu reino na terra, por isso, cremos que Ele estará ao nosso lado nessa empreitada. VOCÊ PODE CONTRIBUIR SE DESEJAR: ASSOCIAÇÃO PÃO É VIDA - AG: 0361- 1- CONTA CORRENTE 15.422-9 - BANCO DO BRASIL.
 O RELATO DE ALGUNS DOS DIAS EM QUE ESTIVEMOS NA COMUNIDADE.
INAJÁ 18 DE JANEIRO DE 2011: Saímos do Agreste de Pernambuco 4 da manhã com destino a Manari, de onde sairíamos para o sítio das Baixas, já no município de Inajá, onde nos foi oferecido por um sertanejo temente a Deus, um terreno para que construíssemos um espaço físico para realização de atividades.
Durante a tarde recebemos parte do material de construção que nos foi doado para que esse espaço físico fosse erguido.
O acesso ao sítio é precário, até certo ponto tem uma estrada de terra, depois, só trilhas feitas pelos moradores que retiram areia com carro de mão.
Fomos bem recebidos pelo Zé de Zé Preto e sua esposa, o casal que nos cedeu o terreno para realização da construção.
 Ronaldo Henzel, Missionário Manoel Antônio e mais dois voluntários (Leidson e Lelego) iniciaram a montagem do acampamento e escavação dos buracos para  o alicerce da obra. Nossa barraca ficou pronta já passava das 18:00h, preparamos o jantar alguns moradores da comunidade estiveram por perto observando a movimentação. Após o jantar fomos buscar água. Nosso banho foi atrás do arbusto perto do acampamento. Graças a Deus pelo poço artesiano perfurado ali que nos facilita o acesso a água.
DIA 19 DE JANEIRO DE 2011: Hoje foi o dia em que as sapatas ficaram prontas, o terreno é extremamente arenoso por isso foi preciso usar cimento e ferro para fazer as bases. As crianças se aproximaram mais uma vez do local junto com seus pais e foi assim que conhecemos o pequeno Dedé, menino de cabelos loiros e encaracolados com grandes olhos verdes. O Dedé tem cerca de 5 anos e um jeito especial de chamar a atenção, primeiro me pediu que *eu levasse uma peteca para ele( peteca aqui é uma baleadeira). Depois de andar atrás de mim toda a manhã mostrando um espinho que estava incrustado na sua mão, depois de analisar a situação, vi que além de se livrar do espinho ele queria um pouco de atenção, batemos um papo e ficamos amigos.
Um momento marcante pra nós foi perceber que as cestas que levamos antes do natal acabaram e ver a pequena Janete com cerca de 3 aninhos, chorando querendo que a mãe dividisse o peito do bebê com ela. A mãe bem que tentou, mas, não havia mais leite, então ela preparou uma mamadeira de garapa (água e açúcar) pra criança...
Hoje o trabalho na obra rendeu bem, enquanto os homens montavam as ferragens *eu me reuni com as mulheres da comunidade para compartilhar de Jesus e lhes ensinar fazer crochê, elas ficaram bem empolgadas. Algo simples que me ajudou a me aproximar delas. Durante o entardecer eu tive oportunidade de compartilhar meu testemunho pessoal com a esposa de Zé preto, lhe mostrando as mudanças que Deus fez em minha vida após entregar minha vida a Jesus.
DIA 20 DE JANEIRO DE 2011: Acordamos às 4 da manhã com uma linda lua que se recusava ir embora do céu para dá espaço aos raios do sol. Como uma moldura era enfeitava o céu do Sertão.
Durante a colocação do concreto Ronaldo se feriu ao movimentar tonel para armazenar água. Foi um corte profundo e por isso sangrou bastante. O Zé Preto que estava por perto logo providenciou leite de uma planta chamada Pinhão e aplicou sobre o corte que logo estancou o sangue. Depois ele raspou um caule de outro arbusto e dali retirou uma massa que também aplicou no ferimento. Assim Ronaldo continuou trabalhando, embora com a limitação de não puder realizar todos os movimentos com tanta agilidade...
O Odair ficou durante todo o dia caminhando conosco andando descalço na areia quente e como estava sempre conosco... tratou de acrescentar mais um pedido a sua lista,  já que não vai me dá uma peteca, você pode trazer uma bicicleta para mim? Eu expliquei a Odair que eu não tinha bicicleta, mas, que Papai do céu tem o poder de lhe presentear com uma bicicleta se assim desejasse fazer.
Durante o fim da tarde um agente de saúde estava por perto e Ronaldo teve a oportunidade de compartilhar do amor de Deus expresso na pessoa de Jesus por ele. O Cícero ouvia atentamente a mensagem de Cristo durante o entardecer sertanejo... Ele orou aceitando a Cristo com olhos marejados.
*Joana Darc M. Henzel
OFERTAS PARA O CASAL - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – AG: 1038 –OPERAÇÃO 013 - 9210-1 EM NOME DE JOANA DARC DE MEDEIROS HENZEL - EMAIL E  MSN: ronaldo_joanadarc@hotmail.com - Telefones Claro (81) 9278 9315 (81) 9752 0140 (Tim).