domingo, 15 de junho de 2014

SITIO BAIXA GRANDE COM ÁGUA ENCANADA

O barreiro existente na Baixa Grande não acumulava água fazia mais de 3 anos, agora em 2014 quando choveu a água acumulada bem barrenta era usada para o consumo humano. Você não sabe o que é tomar um café preparado com essa água, acredite, não tem gosto de café... Porém, era a única água que as famílias do Sertão do Moxotó, mais precisamente, do sítio Baixa Baixa grande consumia até pouco tempo.
Até conseguir parcerias para a perfuração de um poço nas proximidades da comunidade e posteriormente, a doação dos canos para fazer a rede de água, foi um processo demorado porque o  desafio de promover mudanças em um local como este exige esforço e uma boa dose de paciência e generosidade, já que investir onde não há retorno financeiro é para poucos...
Os homens da comunidade ajudaram escavando cerca de 2 quilômetros para que a água limpa chegasse nas cisternas das casas, foi feita um rede com tubos de 50mm. 
Essas pessoas sempre viveram no isolamento, ouvindo promessas a cada 4 anos e estas jamais cumpridas! Quando conhecemos na comunidade nos atrás ficamos perplexos com a situação em que viviam...
Os canos foram colocados na terra semanas atrás, e as famílias não precisam mais sair de suas casas para ir ao reservatório maior buscar água, porque com a rede de canos pronta cada cisterna tem água permanentemente. Somos muito gratos a Deus e aos nossos parceiros por possibilitar essa mudança na comunidade.

Quando iniciamos a busca por parceiros que nos ajudassem e os levamos lá, eles se alegraram com a possibilidade de ter água em suas casas, mas, pessoas diziam para eles coisas negativas do tipo “Quando as galinhas criar dentes vocês terão água limpa em suas cisternas”.
As galinhas continuam sem os dentes, contudo, a água chegou ao sitio Baixa Grande movida pela solidariedade, pois Deus usou pessoas para que esse sonho se tornasse realidade.

A chegada da água é um recomeço para esta mãe que 2 anos atrás perdia (morte) sua filha em função de uma diarreia prolongada, essa é outra filha que nasceu recentemente... Ela já esteve internada com o mesmo problema. Agora a chegada da água limpa representa uma esperança de vida para a menina.
Não há palavras que expressem a alegria de ver essas pessoas iniciando um nova fase em suas vidas. Embora saibamos que ainda há um longo caminho para o desenvolvimento, estamos confiantes que a água jorrando é um sinal de que encerra-se o ciclo da miséria absoluta e inicia-se um novo tempo na Baixa Grande.

VÍDEO ABAIXO DA ESCAVAÇÃO E CHEGADA DA ÁGUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário