sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

DENTISTAS ATUAM NO FERIADÃO DE CARNAVAL

Por 2 anos consecutivos tivemos dentistas se voluntariaram para realizar procedimentos aqui no consultório odontológico de Oásis do Moxotó. (Sítio Baixas). Desta vez além de Dr. Ricardo e lady Meire, veio o Dr. Galvão! Recebemos um reforço para suporte nas atividades no feriadão do Carnaval 2018: Samara, esposa do Dr. Galvão, Stella, Suitberto Cavalcanti, Roseane Feitosa e Leonardo. Uma das postagens de uma voluntária dizia: Nada de Caribe, praias famosas, hotéis de luxo... Apenas vida!
Foram 33 procedimentos (extrações, tratamento de canal, profilaxia e restaurações). Mais uma vez a comunidade teve acesso ao atendimento gratuito, e de excelência no consultório odontológico da ONG Pão é Vida. Uma parceria com a Dental ponto.com, em mais uma iniciativa cidadã, trazendo saúde bucal ao Sertão do Moxotó.
Sabemos que saúde, educação e assistência é obrigação do poder público, contudo, quando olhamos o próximo com amor, é impossível ver o sofrimento e não se compadecer. O que fazemos aqui é uma gota em um oceano de necessidades, mas é feito com seriedade e amor, frisou a Joana que é assistente social e idealizadora do projeto. Todo material utilizado é de alta qualidade. Além comprar todo material necessário, provemos também o anti-inflamatório para os pacientes.
Uma das pacientes que realizou tratamento de canal, saiu dizendo: só tenho a agradecer... (vídeo abaixo).
                           
           Matéria do portal no detalhe sobre como se iniciou o consultório ...
Idealizado pelo casal de missionários Joana D’arc e Ronaldo Henzel em 2015, o projeto do consultório odontológico enfrentou uma série de dificuldades, desde a adequação do espaço para a instalação de equipamentos até a mobilização de uma equipe odontológica para efetuar o atendimento médico. “Em maio de 2015 fizemos a publicação pela primeira vez do desafio de montar um consultório odontológico no Sertão do Moxotó. Um ano depois, tínhamos apenas R$ 692,00 para o projeto. Foi quando surgiu o convite de tentarmos algum apoio financeiro para o projeto na Inglaterra,” explicou Joana.
Em solo europeu, Joana contou com o apoio da intérprete, Sara Moura, que a auxiliou nas visitas de apresentação do projeto a amigos e membros de igrejas cristãs, além de realizar bazares beneficentes em diferentes cidades inglesas com peças produzidas pela própria Joana e outras doadas pelo Ateliê Lu Artes. Assim, foi possível conseguir o valor da cadeira odontológica, do compressor de 50 litros e parte do valor da autoclave. Em solo brasileiro, através da iniciativa de voluntários e parcerias, a ONG efetuou a instalação hidráulica e elétrica e adquiriu balcões com pias, instrumentos clínicos e cirúrgicos.
Outro fato que chama a atenção na história do consultório é a distância percorrida, entre o Sertão de Moxotó e o município de Goiana, pelos cirurgiões dentista Ricardo Borges e Lady Meire e seus assistentes Kevin Franco e Ana Cleide: 561 quilômetros só de ida. “Embora a distância seja um desafio constante a ser vencido, não poderia ficar indiferente a uma iniciativa tão humana e tão comprometida com o bem-estar do próximo como esta da Pão é Vida. Sinto-me privilegiado em fazer parte desse projeto, ressaltou o dentista voluntário e sócio administrador da Dental.com,
Desprovidos de qualquer unidade básica de saúde, os moradores de Moxotó ficaram agradecidos e emocionados com a iniciativa {...} “Uma comunidade que sempre foi esquecida como a nossa, agora tem um consultório dentário. Como não se emocionar? Obrigado Pão é Vida por nos tratar com dignidade,” agradeceu seu Alcides.
 “Nossas despesas mensais se concentram no custo de material clinico, na alimentação e no combustível para o transporte de dentistas e assistentes voluntários, contou Joana. Outras informações sobre o trabalho da ONG e formas de como ajudar a manter o consultório no sertão pernambucano, acesse:  http://ongpaoevida.blogspot.com.br/.

Fonte: https://nodetalhe.com.br/ong-pao-e-vida-implanta-consultorio-odontologico-no-sertao-de-pernambuco/






Nenhum comentário:

Postar um comentário