Pular para o conteúdo principal

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO NO SERTÃO.

O penúltimo final de semana de junho no Nordeste, é marcado por festas juninas, e muitos aproveitaram visitar parentes, viajar, descansar. Não foi assim para nós que fazemos a ONG Pão é Vida.  Tivemos um fim de semana de atendimento no consultório odontológico do Sertão. Dezenas de pacientes (adultos e crianças) forma atendidos por Dr. Ricardo e Dra. Lady, metade deles fizeram mais de 1 procedimento, (restauração + extração).
Embora o programa Brasil Sorridente do governo federal divulgue em seu portal que 70,6 milhões de brasileiros tem acesso a saúde bucal. Os habitantes do Sertão do Moxotó reclamam que vão ao PSF é inútil, sempre voltam sem atendimento; são informados não haver material para os procedimentos básicos.
Não temos como dar conta da demanda que é grande, e de responsabilidade do poder público. (Possui verbas para efetivar as políticas públicas). O que fazemos aqui é fruto de um trabalho voluntário.
Em muitas situações somos nós, os voluntários que nós quem juntamos para custear os projetos. Recentemente precisamos de um compressor maior e construir um espaço de alvenaria para abriga-lo. Foi a união de pessoas amigas que tornou possível a compra. Depois tínhamos que instalar.  O técnico veio fazer o serviço. Após terminar toda instalação, se comoveu de ver o esforço de todos nós, e deixou o serviço por um valor simbólico. Ele se deslocou do Recife até o Sertão, exclusivamente para fazer a instalação do compressor e um reparo na cadeira odontológica. Somos gratos a cada um daqueles que se recusa ficar inerte, mesmo tendo suas prioridades, se dispõe cooperar com o projeto que leva saúde bucal para quem precisa.
Faz mais de 3 anos que Dra. Lady e Dr. Ricardo Borges disseram: - Joana, estamos juntos nisso, vamos levar saúde bucal aos sertanejos. Na sexta feira dia 22 de julho, eles enfrentaram estradas péssimas para chegar até o Sertão do Moxotó. Eles possuem um carro bom, mas quem quer usar seu carro em estradas horríveis para ser voluntário? Poucos, bem poucos! Não é sempre que profissionais da área de saúde, rodam 860 KM para fazer diferença na vida de alguém. A ação poderia ter sido com dentistas que moram em cidades mais próximas? Sim, poderia, mas empolgação, é muito diferente de comprometimento.
Eles nunca se recusaram vir por ser longe, ou ter um péssimo acesso. Quando coloquei no papel o projeto para o Moxotó, até imaginava as pessoas se mobilizando para adentrar os sertões e abençoar vidas. Mas, quem era eu? Porque alguém se importaria com aquilo eu me importava? Nos últimos 12 anos, enquanto expectadores ficaram observando, e pasmem, alguns até torcendo para os projetos não irem adiante, vieram os realizadores e fizeram diferença na vida das pessoas... São Já eles, paulistanos, gaúchos, Pernambucanos, catarinenses, alemães, americanos. Médicos, dentistas, professores, empresários, arquitetos, dentistas, pastores, levitas, treinadores, coachies, psicólogos, assistentes sociais. Gratidão à Deus, e Ele quem traz cada pessoa até o Sertão do Moxotó. Ricardo Borges, Lady Meire, Marcio (técnico da Gnatus) em nome da comunidade e da Pão é Vida, recebam nosso agradecimento.
OUTRAS NECESSIDADES PARA MANUTENÇÃO DO PROJETO
Todo material clínico precisa ser comprado, tem sido custeado pela ONG, precisamos de mais instrumentais e parceiros que adotem o projeto. 
Graças ao apoio de 1 cristão do Rio de Janeiro estamos colocando o gesso, precisamos climatizar o ambiente, não é luxo. Na maior parte do tempo a temperatura beira os 40 graus, atender nestas condições é desafiador.
TITULARIDADE: Associação Pão é Vida - CNPJ: 08.316521/0001-64
Deposite sua contribuição para: ASSOCIAÇÃO PÃO É VIDA - Agência: 0361-1 Conta corrente: 15.422-9 - Banco do Brasil.  
INAJÁ – Espaço social e consultório no Sítio Baixa II
SÃO PAULO: Rua: Diógenes Taborda 16, Casa II – Jd. Eledy - CEP: 058.56-030.

Fan page: https://www.facebook.com/ongpaoevida/
Não temos convenio com poder público, nossas ações de desenvolvimento local & geração de renda, até hoje, foram realizadas com doações voluntárias de pessoas físicas e ou jurídicas. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estupro coletivo como "presente de aniversário" Crime Bizarro na Paraíba

                     Presos 10 envolvidos em estupro e morte em festa na Paraíba  7 dos 10 acusados pelo crime, 3 são menores de idade A Polícia da Paraíba prendeu dez homens - dentre os quais três adolescentes - acusados de envolvimento no estupro de cinco mulheres e nas mortes de duas delas na madrugada de domingo. As mulheres foram estupradas durante uma festa de aniversário em uma casa no centro da cidade de Queimadas, a 140 quilômetros de João Pesso a. Os crimes chocaram os cerca de 40 mil habitantes de Queimadas. A primeira versão dava conta de que cinco homens encapuzados teriam invadido a casa, amarrado e trancado todos os homens em um quarto e estuprado todas as mulheres. No início das investigações, a Polícia desconfiou da participação dos donos da casa nos crimes, os irmãos Eduardo e Luciano dos Santos Pereira, que foram presos no velório das duas mulheres estupradas e mortas. A Polícia descobriu que os crimes teriam sido premeditados e que os estupros teriam si

O POETA DA BICICLETA

                   Poeta Antônio Francisco Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel desde 2006, o poeta Antônio Francisco Teixeira de Melo é conhecido como um dos maiores cordelistas da região. Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Antônio Francisco apresenta pelos palcos da vida todo o seu talento de cordelista, xilógrafo e compositor. Ele começou a trabalhar profissionalmente com literatura tardiamente, aos 45 anos, mas isso não o impediu de construir uma carreira sólida, que rendeu vários livros e cordéis publicados e ter seu nome comparado a grandes mestres da cultura popular, como Patativa do Assaré. Nesta entrevista, o poeta fala sobre sua vida, desafios e sua paixão, a literatura.  O Mossoroense: Como foi que o senhor despertou o gosto pelos cordéis? Antônio Francisco:  Comecei a gostar de cordéis, quando vi meu pai abrir sua mala e ali dentro estar vários, como o "Português de melancia", "O p

Nordestinês, um vocabulário interessante!

O Nordestinês Nordestino não fica solteiro, ele fica "solto na bagaceira". Nordestino não vai embora, ele "pega o beco". Nordestino não diz 'concordo com você', ele diz: issssso, homi!! Nordestino não conserta, ele "imenda". Nordestino quando se empolga, fica com a "mulesta dos cachorro". Nordestino não bate, ele 'senta-le' a mão. Nordestino não bebe um drink, ele "toma uma". Nordestino não é sortudo, ele é "cagado". Nordestino não corre, ele "dá uma carreira". Nordestino não malha os outros, ele "manga". Nordestino não conversa, ele "resenha". Nordestino não toma água com açúcar, ele toma "garapa". Nordestino não mente, ele "engana". Nordestino não percebe, ele "dá fé". Nordestino não sai apressado, ele sai "desembestado". Nordestino não aperta, ele "arroxa". Nordestino não dá volta, ele "arrudeia". Nordestino não esper