Pular para o conteúdo principal

A LINDA HISTÓRIA DO FUNDADOR DA EDITORA CORTEZ VAI VIRAR FILME

O menino de Currais Novos que hoje é dono da Cortez Editora/SP
Élida Mercês - Repórter (elidamerces@oi.com.br)
Quando perguntamos aos brasileiros quem são as pessoas que eles têm como referência e exemplo é preciso esperar um pouco para que o interlocutor possa pensar, até encontrar a resposta. Diferente do que aconteceu em décadas anteriores, quando as pessoas que ocupavam cargos eletivos, intelectuais ou artistas exerciam forte influência sobre a sociedade. Ressaltando que esta acontecia de maneira positiva.
A falta dessa referência não significa que no país não existam pessoas com histórias de vida idênticas a um roteiro de cinema, capazes de motivar qualquer um a correr atrás de seus objetivos sem esquecer, os cada vez mais esquecidos, valores humanos.
É claro que o momento é outro, mas a luta que unia as mais diversas classes sociais no período de vigência do regime militar no Brasil, chega até a parecer que foi em outro lugar do mundo. O senso comum sabe que o brasileiro não tem memória e, portanto, sobre aquele período marcado por ícones nacionais, quase nada conhece.
Diferente daquele momento histórico, o que une a população nos dias de hoje é a descrença na classe política e a falta de conhecimento do que é produzido nos mais diversos lugares do país. Prova disso é a volta de políticos como Fernando Collor de Melo à cargos eletivos, mesmo ele tendo sido tirado pelo próprio povo, quando era Presidente da República. Esquecimento ou falta de compromisso?
Seja lá qual for a sua resposta, o fato é que ainda existem aqueles que se preocupam com os valores da sociedade, como educação e saúde, e também os que batalham para divulgar essas iniciativas, com o objetivo de preencher essa lacuna. A tentativa é de retomada da consciência da responsabilidade sobre a própria vida e evitar que os produtos comerciais, mesmo de qualidade duvidosa e vida efêmera, preencham esse vazio.
Com o objetivo de tornar pública a história do nordestino José Xavier Cortez, da editora Cortez de São Paulo, o diretor e roteirista Wagner Bezerra, está captando recursos para começar a gravar o documentário intitulado como "O semeador de livros", que tem lançamento previsto para dezembro deste ano. "As pessoas vão conhecer um exemplo de vida positivo que, com certeza, vai causar impacto positivo em todos aqueles que o assistirem", afirma Wagner Bezerra.
Cortez Editora/SP
Não podemos afirmar que toda história de vida dá um bom roteiro de cinema. Mas esta afirmativa se encaixa no cotidiano daquele menino, natural de Currais Novos, no interior do Rio Grande do Norte, deixou o sítio da família, a cerca de 20 quilômetros da cidade, para conhecer o mundo em busca de melhores condições.
Segundo Wagner Bezerra, José Cortez é de uma família composta por 18 irmãos e que vivi da agricultura de subsistência. Por causa disso, desde os 5 anos ele trabalhava no roçado, puxando capineira e preparando a terra. "A trajetória de José Xavier Cortez remonta a lógica da migração dos nordestinos rumo aos grandes centros urbanos", revela.
O roteirista ressalta que a história da vida do editor demonstra quanto os nordestinos, segundo ele, são criativos. "Ele tem a capacidade de transformar as dificuldades em soluções através da criatividade e da simplicidade, algumas das características marcantes do nordestino", afirma Wagner Bezerra.
O roteirista revela que José Xavier Cortez saiu de Currais Novos aos 18 anos e veio par a Natal. Morando na casa de parentes, Cortez vendia frutas nas ruas para conseguir se manter. "Morar na capital foi a porta que ele encontrou para sair da realidade do agreste. Cortez buscava novas possibilidades e encontrou. Ingressou na Marinha como aprendiz de marinheiro, em 1955, em Pernambuco. Depois de um ano de curso, ele foi para o Rio de Janeiro, onde ficou até os 25 anos", conta Wagner Bezerra.
Já como Cabo - maquinista da Marinha, José Xavier Cortez se sentia incomodado pelas diferenças de oportunidades oferecidas ao oficialato e aos marinhos. "A questão da hierarquia fazia com que os marinheiros tratados como cidadãos de segunda classe. Tanto que quando o navio aportava, os oficiais eram autorizados a passear pela cidade, enquanto que os marinheiros não podiam sair da embarcação. Em alguns casos, eram autorizados a freqüentar prostíbulos e bares. Cortez não aceitava essa situação e a indignação o levou a se engajar na conhecida 'Revolta dos Marinheiros` que aconteceu época de pré-resitência ao Golpe Militar", diz o diretor e roteirista.
O envolvimento de José Xavier Cortez com o movimento político contra a ditadura militar o levou a ser caçado e expulso da Marinha, em 1965. "Depois de ter sido expulso, Cortez vai do RJ para São Paulo para dar continuidade à vida como todo imigrante nordestino que busca vencer na vida. Em SP, trabalhou como lavador de carros em estacionamentos e depois como manobrista. Nesse momento passou a se relacionar com os freqüentadores até conquistar seu primeiro emprego de carteira assinada. Aproveitou para terminar o científico e tentou vestibular para Economia, na PUC de Campinas. Como não tinha dinheiro para pagar o curso, começou a vender livros para os universitários", afirma Wagner Bezerra.
Livros
Enquanto estudante universitário, explica Wagner Bezerra, José Xavier Cortez mantinha contato com as editora e vendia os livros para os demais alunos da PUC. "Ele se transformou em livreiro. Já se identificava com os livros, tanto que durante a ditadura militar, era ele quem conseguia para os intelectuais os livros proibidos pelo núcleo do sistema instalado na universidade. Cortez conviveu com grandes nomes da nossa história, como Paulo Freire, de quem se tornou amigo, confidente e editor. O fato é que era Cortez quem alimentava os alunos de graduação e pós-graduação com os livros permitidos e proibidos, como Marx", ressalta.
Depois de se tornar livreiro, José Xavier Cortez se associa à uma pequena editora e começou a publicar. "Foi assim que nasceu a Cortez Editora que tece como primeiro sucesso editorial o livro 'Metodologia do Trabalho Científico', de Antônio Joaquim Severino, que vende mais de 15 mil livros por ano. O projeto editorial se tornou um sucesso e, em cerca de 10 anos, referência nas ciências humanas", diz Wagner Bezerra.
A partir da década de 80 a Cortez editora se torna conhecida internacionalmente pela difusão e promoção de áreas como Filosofia, Educação e Serviço Social, e do incentivo ao uso do livro como instrumento. "Pela sua atuação e história de vida, Cortez recebeu, em abril de 2005, o título de cidadão paulistano. A homenagem ressalta a importância de seu trabalho e o fato de representar o nordestino que busca a realização de seus sonhos na paulicéia desvairada", enfatiza o diretor e roteirista.
Audácia
A criatividade e a simplicidade são características sempre presentes na vida de José Xavier Cortez. Wagner Bezerra observa que não importa o tamanho da adversidade, esses elementos estão sempre presentes, e serão retratados no documentário "O semeador de livros". "Momentos curiosos da vida do editor serão contadas no documentário, como o dia em que a sede da editora estava sofrendo um assalto e mesmo com todos os bandidos com arma em punho, Cortez olhou para o chefe do grupo e disse que não tinha a senha do cofre, mas que daria para ele livros infantis para que o filho do bandido não tivesse o mesmo futuro do pai. Depois de dizer isso, Cortez deu às costas para o grupo, pegou a coleção de livros infantis e entregou ao bandido que pegou os livros, recolheu os comparsas e foi embora. Os que estavam lá, dizem que o bandido saiu com lágrimas nos olhos", afirma Wagner Bezerra.
Segundo Wagner Bezerra, José Xavier Cortez vê nos livros a oportunidade de mudar o homem. "O livro cumpre o seu papel e o editor é um incentivador desse processo. A trajetória dele é um exemplo disso que, mesmo tendo conquistado o sucesso, mantém a simplicidade visto que suas paixões se resumem à família e ao forró, que o acompanha desde a infância e o mantém próximo de suas raízes", comenta.
O diretor revela que conhece o editor há anos e que narrar a historia da vida do fundador da Cortez Editora/SP é uma oportunidade de valorizar a atuação de pessoas que são um exemplo. "Este trabalho vem em um momento interessante porque o país vive um momento delicado pela falta de referências positivas, especialmente, em relação à juventude. Cortez é um exemplo que cativa e tem um impacto positivo sobre a sociedade. A idéia é transformar esta história em um documentário para TV, com cerca de 30 a 35 minutos para que seja veiculado nacionalmente pelas TV educativas, além de ser doado para bibliotecas, escolas públicas e privadas para atingir o maior número de pessoas".
O diretor de "O semeador de livros" está buscando patrocínio do governo e de empresários para conseguir cumprir as metas e viabilizar a produção do vídeo. Locações em Currais Novos estão incluídas no planejamento da obra.
Mais informações sobre o documentário e cotas de patrocínio através dos números (62) 9611-0277, (21) 9145-9747 e wagnerbezerra@cienciaearte.com.br.
LEIA NA FONTE :http://www.livrariacortez.com.br/noticias_005.php

O documentário “O Semeador de Livros”, que narra a história do editor José Xavier Cortez, será apresentado, em Van Premier, durante a festa de comemoração de 30 anos da Cortez Editora e Livraria, que acontecerá em 1º de março a partir 19 horas no Tuca – Teatro da Universidade Católica de São Paulo/SP. O documentário — que narra a saga do livreiro, que hoje é referencia no setor, por suas conquistas, respeito e dedicação ao mor aos livros e a pluralização de conhecimento — tem direção de Wagner Bezerra que divide o roteiro com Heloisa Dias Bezerra, da Ciência & Arte Comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estupro coletivo como "presente de aniversário" Crime Bizarro na Paraíba

                     Presos 10 envolvidos em estupro e morte em festa na Paraíba  7 dos 10 acusados pelo crime, 3 são menores de idade A Polícia da Paraíba prendeu dez homens - dentre os quais três adolescentes - acusados de envolvimento no estupro de cinco mulheres e nas mortes de duas delas na madrugada de domingo. As mulheres foram estupradas durante uma festa de aniversário em uma casa no centro da cidade de Queimadas, a 140 quilômetros de João Pesso a. Os crimes chocaram os cerca de 40 mil habitantes de Queimadas. A primeira versão dava conta de que cinco homens encapuzados teriam invadido a casa, amarrado e trancado todos os homens em um quarto e estuprado todas as mulheres. No início das investigações, a Polícia desconfiou da participação dos donos da casa nos crimes, os irmãos Eduardo e Luciano dos Santos Pereira, que foram presos no velório das duas mulheres estupradas e mortas. A Polícia descobriu que os crimes teriam sido premeditados e que os estupros teriam si

O POETA DA BICICLETA

                   Poeta Antônio Francisco Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel desde 2006, o poeta Antônio Francisco Teixeira de Melo é conhecido como um dos maiores cordelistas da região. Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Antônio Francisco apresenta pelos palcos da vida todo o seu talento de cordelista, xilógrafo e compositor. Ele começou a trabalhar profissionalmente com literatura tardiamente, aos 45 anos, mas isso não o impediu de construir uma carreira sólida, que rendeu vários livros e cordéis publicados e ter seu nome comparado a grandes mestres da cultura popular, como Patativa do Assaré. Nesta entrevista, o poeta fala sobre sua vida, desafios e sua paixão, a literatura.  O Mossoroense: Como foi que o senhor despertou o gosto pelos cordéis? Antônio Francisco:  Comecei a gostar de cordéis, quando vi meu pai abrir sua mala e ali dentro estar vários, como o "Português de melancia", "O p

MANARI JÁ FOI TEMA DE VÁRIAS REPORTAGENS

Manari se livra de pior IDH, mas não da miséria Angela Lacerda , de O Estado de S. Paulo 18 de junho de 2011 | 18h 50 MANARI - Ana Paula da Conceição, o marido João José dos Anjos, e os filhos Natália, Roberto e Luzimara - de seis, cinco e três anos - ainda não haviam comido nada. Luana da Conceição, de três meses, era a única que já havia se servido do peito magro da mãe. Num tosco fogão a lenha, no terreiro atrás da casa de piso de terra , Ana cozinhava feijão puro - doação de um vizinho que serviria de alimento para o dia. "Ontem só tomei café", contou ela, analfabeta, encabulada, sem saber dizer a própria idade. Eles moram no sítio Bebedouro, área rural de Manari, município que ficou famoso nacionalmente no início da década passada por ter o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País. Desde então, alvo de programas governamentais, Manari não mais detém o incômodo título. Mas a miséria persiste. Ana não recebe Bolsa Família. "A g