Pular para o conteúdo principal

ESTAMOS CONCORRENDO, VOTE POR BEM MAIOR!

Muitas vezes não temos como ajudar doando algo para uma causa... E se não custar nada monetário, você ajudaria? Estamos concorrendo em um edital do movimento Bem maior, beneficiará projetos sociais! Com alguns clicks você apoia a ONG Pão é Vida e outros projetos sociais pelo Brasil. Seu voto ajudará definir quem vence o edital. Divulga aí para seus amigos nos grupos, são vários projetos lindos!
Está aberta a votação popular do edital! Nós selecionamos 100 projetos sociais de OSCs e Coletivos que colocam a mão na massa e fazem a diferença na vida de muita gente. Agora é a sua vez de nos ajudar a escolher as 50 iniciativas que receberão apoio de até 100 mil reais cada. Vamos juntos nessa? Para votar, cadastre-se!
O cadastro com e mail e CPF é importante para não haver duplicidade de votos, faça parte, apoie!
https://movimentobemmaior.org/edital2019vote/




Fundada em novembro do ano de 2005, tendo realizados ações e projetos em 5 estados brasileiros, a ONG Pão é Vida desenvolve ações e projetos que visam promover emancipação social e geração de renda no Sertão do Moxotó. A atuação da instituição no semiárido se concentra na divisa dos municípios de Inajá e Manari, no sítio Baixas, um conjunto e sítios com mesmo nome que já foi considerado pela ONU como o lugar mais miserável do Brasil. Mais de 700 famílias vivem na região marcada pelo desemprego e falta de políticas públicas para a agricultura. Após os programas de transferência de renda, que ajudou diminuir a fome, mas as famílias ainda sofrem sem acesso a muitos dos direitos básicos.

Há sete anos o casal Joana D’arc e Ronaldo Henzel, Ele foi empresário por 24 anos em pelotas, Rio Grande do Sul. Ela é assistente social, cabeleireira e artesã. Juntos se dedicam ao trabalho de cooperar para transformar o deserto de Baixas em “Oásis do Moxotó”. 

Em 2016 eles compraram uma propriedade com solo degradado, (em processo de desertificação) e decidiram morar nas Baixas, o que deixou familiares e amigos surpresos.
Graças ás parcerias conseguidas com empenho do casal existem 7 poços perfurados na região, assegurando acesso à água limpa gratuita. A construções de 4 casas de alvenaria também possibilitou que famílias tivessem uma melhor qualidade de vida.
Atualmente temos parceria do Ateliê Lu artes e outro casal membro da diretoria da ONG que realizam bazares na sede em São Paulo para apoiar os projetos. O nosso maior foco de atuação é no Sertão do Moxotó. Região muito desafiadora, onde temos turmas de reforço escolar em zonas rurais pouco assistidas pelo poder público, a distribuição de água, atendimento de saúde (pediátrica, clínica e odontologia).
             Muito além das montanhas azuis existe um raio de luz.
São 3 turmas do programa de reforço escolar, elas funcionam no Sertão do Moxotó 3/ 4 vezes por semana. Tivemos parcerias para efetivação do programa, uma delas foi da Igreja do Camorim. (Rafael Henrique, Carol Fleischman, Helton, Roseli Campista e outros da comunidade deles). E outra do #Causas - Betânia (Ciro P. Junior, Rosane Puppin, Julliane, Rowan Vilar dentre outros). A parceria entre a ONG Pão é Vida, parceiros e educadores está sendo vital para continuidade do programa Raio de Luz.
Nos acompanhe nas redes sociais.
https://www.instagram.com/ongpaoevidaa/?hl=pt-br 
https://www.facebook.com/ongpaoevidaa/ 

ONG PÃO É VIDA IMPLANTA CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO NO SERTÃO.
Em 2017 foi implantando o espaço saúde com o 1º consultório odontológico nas Baixas, todo o material clínico de uso é custeado pela ONG Pão é Vida, que recebe periodicamente, a visita de dentistas que ofertam seus serviços gratuitamente para pessoas das comunidades. Se faz necessário ter mais dentista e para dar conta da demanda, mas ainda é um objetivo a ser alcançado.
Em 2015, o projeto do consultório odontológico enfrentou uma série de dificuldades, desde a adequação do espaço para a instalação de equipamentos até a mobilização de uma equipe odontológica para efetuar o atendimento médico. “Em maio de 2015 fizemos a publicação pela primeira vez do desafio de montar um consultório odontológico no Sertão do Moxotó. Um ano depois, tínhamos apenas R$ 692,00 para o projeto. “. Foi quando surgiu o convite de tentarmos algum apoio financeiro para o projeto na Inglaterra.
Em solo europeu, Joana contou com o apoio da intérprete, Sara Moura, que a auxiliou nas visitas de apresentação do projeto a amigos e membros de igrejas cristãs, além de realizar bazares beneficentes em diferentes cidades inglesas com peças produzidas pela própria Joana e outras doadas pelo Ateliê Lu Artes. Assim, foi possível conseguir o valor da cadeira odontológica, do compressor de 50 litros e parte do valor da autoclave. Em solo brasileiro, através da iniciativa de voluntários e parcerias, a ONG efetuou a instalação hidráulica e elétrica e adquiriu balcões com pias, instrumentos clínicos e cirúrgicos.
Outro fato que chama a atenção na história do consultório, é a distância percorrida, entre o Sertão de Moxotó e o município de Goiana PE, pelos cirurgiões dentista Ricardo Borges, Lady Meire e seus assistentes. São 561 quilômetros só de ida. “Embora a distância seja um desafio constante a ser vencido, não poderia ficar indiferente a uma iniciativa tão humana e tão comprometida com o bem-estar do próximo como esta da Pão é Vida. Sinto-me privilegiado em fazer parte desse projeto, ressaltou o dentista voluntário e sócio administrador da empresa Dental.com.
Desprovidos de qualquer unidade básica de saúde, os moradores de Moxotó ficaram agradecidos e emocionados com a iniciativa{...} “Uma comunidade que sempre foi esquecida como a nossa, agora tem um consultório dentário. Como não se emocionar? Obrigado Pão é Vida por nos tratar com dignidade, ” agradeceu o jovem Alcides. Neste primeiro dia de funcionamento, foram realizados 23 atendimentos, entre extrações, restaurações e profilaxia (processo de limpeza e conservação dos dentes para evitar doenças odontológicas).
 As despesas com o consultório se concentram no custo de material clinico, na alimentação e no combustível para o transporte de dentistas e assistentes voluntários. Outras informações sobre o trabalho da ONG e formas de como ajudar a manter o consultório no sertão pernambucano.
A ONG PÃO É VIDA MOBILIZOU PESSOAS E CONQUISTOU AVANÇOS.
A ONG Pão é Vida atua com projeto piloto que visa mostrar que é possível um desenvolvimento local sustentável. 
Investindo na perfuração de poços, capacitação em parceria com SENAR e artesãos. Incentiva o plantio de legumes e hortaliças sem uso de agrotóxico. A instituição possui um viveiro de mudas de árvores frutíferas e nativas, as mudas são doadas para possibilitar quintais com frutos, um caminho para segurança alimentar. Outra experiência que está em fase inicial é a criação de suínos e galinhas poedeiras.
Quando chegaram ao sítio Baixas, perceberam que a cultura e costumes dos habitantes da comunidade são bem diferentes de outros locais. Eles são remanescentes de indígenas e quilombolas, mas não possuem uma identidade cultural definida.
ENDEREÇOS & CONTATOS
INAJÁ - PE: Sítio Baixa II - Zona rural, após o assentamento. (Ronaldo Henzel e Joana Medeiros – Ele: Presidente, ela: assistente social da ONG)
WhatsApp: (81) 99752 0140 (Não temos sinal de telefonia, ligações via whats).
Matéria na TV globo disponível no You tube: https://www.youtube.com/watch?v=e-xk3mu5eUI&t=346s

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estupro coletivo como "presente de aniversário" Crime Bizarro na Paraíba

                     Presos 10 envolvidos em estupro e morte em festa na Paraíba  7 dos 10 acusados pelo crime, 3 são menores de idade A Polícia da Paraíba prendeu dez homens - dentre os quais três adolescentes - acusados de envolvimento no estupro de cinco mulheres e nas mortes de duas delas na madrugada de domingo. As mulheres foram estupradas durante uma festa de aniversário em uma casa no centro da cidade de Queimadas, a 140 quilômetros de João Pesso a. Os crimes chocaram os cerca de 40 mil habitantes de Queimadas. A primeira versão dava conta de que cinco homens encapuzados teriam invadido a casa, amarrado e trancado todos os homens em um quarto e estuprado todas as mulheres. No início das investigações, a Polícia desconfiou da participação dos donos da casa nos crimes, os irmãos Eduardo e Luciano dos Santos Pereira, que foram presos no velório das duas mulheres estupradas e mortas. A Polícia descobriu que os crimes teriam sido premeditados e que os estupros teriam si

O POETA DA BICICLETA

                   Poeta Antônio Francisco Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel desde 2006, o poeta Antônio Francisco Teixeira de Melo é conhecido como um dos maiores cordelistas da região. Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Antônio Francisco apresenta pelos palcos da vida todo o seu talento de cordelista, xilógrafo e compositor. Ele começou a trabalhar profissionalmente com literatura tardiamente, aos 45 anos, mas isso não o impediu de construir uma carreira sólida, que rendeu vários livros e cordéis publicados e ter seu nome comparado a grandes mestres da cultura popular, como Patativa do Assaré. Nesta entrevista, o poeta fala sobre sua vida, desafios e sua paixão, a literatura.  O Mossoroense: Como foi que o senhor despertou o gosto pelos cordéis? Antônio Francisco:  Comecei a gostar de cordéis, quando vi meu pai abrir sua mala e ali dentro estar vários, como o "Português de melancia", "O p

MANARI JÁ FOI TEMA DE VÁRIAS REPORTAGENS

Manari se livra de pior IDH, mas não da miséria Angela Lacerda , de O Estado de S. Paulo 18 de junho de 2011 | 18h 50 MANARI - Ana Paula da Conceição, o marido João José dos Anjos, e os filhos Natália, Roberto e Luzimara - de seis, cinco e três anos - ainda não haviam comido nada. Luana da Conceição, de três meses, era a única que já havia se servido do peito magro da mãe. Num tosco fogão a lenha, no terreiro atrás da casa de piso de terra , Ana cozinhava feijão puro - doação de um vizinho que serviria de alimento para o dia. "Ontem só tomei café", contou ela, analfabeta, encabulada, sem saber dizer a própria idade. Eles moram no sítio Bebedouro, área rural de Manari, município que ficou famoso nacionalmente no início da década passada por ter o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País. Desde então, alvo de programas governamentais, Manari não mais detém o incômodo título. Mas a miséria persiste. Ana não recebe Bolsa Família. "A g