Pular para o conteúdo principal

SONHOS SOBRE RODAS

                               Sonhos sobre Rodas na estrada

Aqui na Baixa II, na zona rural de Inajá PE - A única escola municipal tem apenas duas salas de aula, funciona com o sistema multisseriado, foi pensando nesta realidade e em outras comunidades com realidades semelhantes, que nos inscrevemos no edital do Bem Maior em 2019 quando foi lançado o edital. A ideia de em transformar o maior símbolo da ONG, um velho Motor home em uma biblioteca itinerante, com intuito de poder levar livros e filmes para crianças  que não tem acesso a uma biblioteca, nem a sétima arte.

Foi a Dra. Carolina e o Rafael (pediatras voluntários) que ligaram para dar a notícia. Eles se dedicaram muito mobilizaram amigos e divulgando o projeto para o pessoal votar.  Helen, Pacheco, Marjorie e o pessoal da F61 são exemplos de pessoas que sonharam junto.
“Sonhos sobre Rodas” tinha sido selecionado entre 2.000 projetos, fomos um dos 50 finalistas! A notícia fez os voluntários pularem de alegria, era uma semana de ações e estávamos com equipe de pedagogas e dentistas aqui no espaço operacional da ONG no Sertão Pernambucano.
Ficamos radiantes com a notícia, mas cientes da grande responsabilidade que seria executar o projeto é voltado para comunidades rurais onde o acesso são por  vicinais precárias,  (estradas de terra esburacadas) 
Há sítios e povoados no Sertão do Moxotó, onde o que existe são trilhas feitas pelos próprios moradores.
Dia 01 de dezembro de 2019 fizemos a primeira apresentação pública do Motor Home, após reforma (pintura, mobiliário e colocação de prateleiras para livros), foi no parque Dona Lindu em Recife, (o local funciona aos domingos como uma vitrine de projetos sociais, várias ONG´s realizam bazares).

                                     Oficinas de Leitura

O objetivo do Sonhos sobre Rodas são comunidades rurais de Inajá e Manari, mas somos livres para englobar outros municípios levando atividades como exibição de filmes e documentários.
Comunidades alvo do projeto Sonhos sobre Rodas
Comunidade Quizanga
Sítio Cuité II - Inajá
Assentamento rural - Inajá
Aldeia indígena - Tear
Povoado de Umbuzeiro Doce - Manari
Outras comunidades em breve receberão a visita do projeto.

             O desafio de reformar um motor Home no Nordeste

Com apoio do Movimento Bem Maior tínhamos o aporte financeiro para reformar o maior símbolo da ONG em uma biblioteca sobre Rodas, o problema era encontrar na região Nordeste, quem estivesse disposto a realizar a reforma estrutural, já que a cultura de Motor homes é norte americana e há alguns deles também no Sudeste e Sul e do Brasil.
Foi uma epopeia, mas encontramos o Sr. Hélvio, um marceneiro experiente do Recife, que topou o desafio de fazer a reforma com a sua equipe.




Atividades & visitas em comunidades

Realizamos dia 01 de dezembro de 2019 um workshop junto com os voluntários e a equip
e do Sonhos sobre rodas, teve contação de histórias e apresentação musical com F61 dance. Foi um dia de celebrar também o lançamento do documentário “onde o amor floresce” produzido pela D.M.S do Rio de Janeiro e retrata projeto de reforço escolar: Raio de luz, que é ofertado para crianças do Sertão pela ONG Pão é Vida e seus parceiros.
O documentário (abaixo) foi um dos finalistas do Festival de cinema FICC realizado no Rio de janeiro há 7 anos.

Dia 01 de dezembro de 2019 fizemos a primeira apresentação pública do Motor Home, após reforma. Um workshop com contação de histórias e visitação na biblioteca móvel, foi um público rotativo em função de ter sido o parque Dona Lindu - Foi abertura oficial do Sonhos sobre Rodas. Os idealizadores da ONG Pão é Vida (Ronaldo e Joana) e voluntários falaram da gratidão pelo fato da instituição, ter sido selecionada pelo Movimento Bem Maior, dentre tantos outros projetos relevantes.

Dia 21 de dezembro 2019 foram realizadas 3 oficinas de leitura com crianças do Cuité II - Baixa Grande e Lagoa do meio (região rural que faz divisa de inajá com Manari \ PE.
Quantitativo:  75 crianças.

Dia 11 de Janeiro 2020 - 45 crianças e adolescentes do Sítio Baixa II, ouviram a contação de histórias interativa, onde ajudaram com os fantoches. O foco foi na preservação do Bioma Caatinga, sensibilizar sobre a não violência com os animais.
Quantitativo:  45 crianças.

Dia 18\01\2020 estivemos na comunidade rural de Poço verde, toda a comunidade estava na expectativa de o projeto: Sonhos sobre Rodas.
As Crianças foram divididas em 3 grupos para participar das oficinas de leitura dentro da biblioteca móvel, um total de 74 entre crianças adolescentes e adultos, estiveram presentes.
Quantitativo:  74 crianças
Em 19 de janeiro, um grupo de 18 adolescentes do sítio Baixa I -  Inajá, estiveram participando de uma manhã muito divertida com a contação de histórias sobre os a “cidade dos bolos gigantes”.
Quantitativo:  18 crianças.

Dia 02 de fevereiro de 2020 foram 27 crianças e adolescentes do Cuité e Ribeira que participaram das atividades do Sonhos sobre rodas no Sertão.
Quantitativo: 27 crianças e adolescentes
Somos gratos pelas parcerias que estão conosco na missão de ajudar na transformação de comunidades.

Durante o feriado de carnaval em 2020 estivemos no território do  povo indígena Kambiwá recebeu Sonhos sobre Rodas,  na aldeia tear. Gratidão à Eriane, Gustavo, Cilene, Antônio (indígenas) que foram nossos anfitriões na aldeia Tear.
Além das atividades com filme e leitura, fizemos, doamos sementes de Moringa oleífera para todos os presentes nas atividades.
Quantitativo: 87 pessoas que participaram das atividades.
Um pouco da história da Etnia: Kambiwá – (Grupo indígena).
População: 2.576 indivíduos.
Localização: Município de Ibimirim, Inajá, Floresta (PE), habitam a região das serras Negra e do Periquito (as quais constituem o mesmo alinhamento orográfico, situado na região do Vale do Moxotó) desde, pelo menos, o início do século XIX, época em que os "coronéis" do chamado "Alto Sertão pernambucano" os perseguiram e dispersaram por força das armas" (FUNAI, 1988). Em seu movimento de perambulação pelo sertão, várias foram às tentativas de retomar a Serra Negra, que consideram a "mãe" da qual seus filhos foram afastados. Inúmeros relatos dão conta das sucessivas expulsões da serra {...} Fonte: UFPE.

    Algumas conquistas e desafios

  • Conseguimos uma doação de livros infantis novos da Editora Cortez e do Jonas Ribeiro, quando fomos em busca orçamento para compra de livros infantis
  • Ir aonde não há caminhos, é o desafio do Sonhos sobre rodas, as estradas aqui são precárias e estreitas. Consiste um desafio para um ônibus de 12 metros de comprimento se locomover pelas trilhas. Já solicitamos ao gestor do município de Inajá a melhoria das estradas aqui na nossa área de atuação. E parte do trecho foi feito, veio o final do ano, mas creio que ainda virão concluir.
Ao chegar na comunidade Poço verde, as crianças e adolescentes, formaram uma fila para conhecer o Motor Home, eles nunca haviam visto uma casa sobre rodas, formamos grupos de 5 indivíduos para um tour pelo Motor Home. O que mais impressionou a galerinha foi ver que ao abrir as torneiras, a água jorrava. Muitas das crianças do Sertão nunca tomaram banho de chuveiro e não tem acesso a água encanada. Ver com os próprios olhos que havia banheiro com chuveiro, e água nas torneiras, foi uma grande descoberta. Eles ficaram surpresos e faziam perguntas sobre a emoção de morar em uma casa móvel.

Assista vídeos no canal da OSC Pão é Vida







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estupro coletivo como "presente de aniversário" Crime Bizarro na Paraíba

                     Presos 10 envolvidos em estupro e morte em festa na Paraíba  7 dos 10 acusados pelo crime, 3 são menores de idade A Polícia da Paraíba prendeu dez homens - dentre os quais três adolescentes - acusados de envolvimento no estupro de cinco mulheres e nas mortes de duas delas na madrugada de domingo. As mulheres foram estupradas durante uma festa de aniversário em uma casa no centro da cidade de Queimadas, a 140 quilômetros de João Pesso a. Os crimes chocaram os cerca de 40 mil habitantes de Queimadas. A primeira versão dava conta de que cinco homens encapuzados teriam invadido a casa, amarrado e trancado todos os homens em um quarto e estuprado todas as mulheres. No início das investigações, a Polícia desconfiou da participação dos donos da casa nos crimes, os irmãos Eduardo e Luciano dos Santos Pereira, que foram presos no velório das duas mulheres estupradas e mortas. A Polícia descobriu que os crimes teriam sido premeditados e que os estupros teriam si

O POETA DA BICICLETA

                   Poeta Antônio Francisco Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel desde 2006, o poeta Antônio Francisco Teixeira de Melo é conhecido como um dos maiores cordelistas da região. Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Antônio Francisco apresenta pelos palcos da vida todo o seu talento de cordelista, xilógrafo e compositor. Ele começou a trabalhar profissionalmente com literatura tardiamente, aos 45 anos, mas isso não o impediu de construir uma carreira sólida, que rendeu vários livros e cordéis publicados e ter seu nome comparado a grandes mestres da cultura popular, como Patativa do Assaré. Nesta entrevista, o poeta fala sobre sua vida, desafios e sua paixão, a literatura.  O Mossoroense: Como foi que o senhor despertou o gosto pelos cordéis? Antônio Francisco:  Comecei a gostar de cordéis, quando vi meu pai abrir sua mala e ali dentro estar vários, como o "Português de melancia", "O p

MANARI JÁ FOI TEMA DE VÁRIAS REPORTAGENS

Manari se livra de pior IDH, mas não da miséria Angela Lacerda , de O Estado de S. Paulo 18 de junho de 2011 | 18h 50 MANARI - Ana Paula da Conceição, o marido João José dos Anjos, e os filhos Natália, Roberto e Luzimara - de seis, cinco e três anos - ainda não haviam comido nada. Luana da Conceição, de três meses, era a única que já havia se servido do peito magro da mãe. Num tosco fogão a lenha, no terreiro atrás da casa de piso de terra , Ana cozinhava feijão puro - doação de um vizinho que serviria de alimento para o dia. "Ontem só tomei café", contou ela, analfabeta, encabulada, sem saber dizer a própria idade. Eles moram no sítio Bebedouro, área rural de Manari, município que ficou famoso nacionalmente no início da década passada por ter o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País. Desde então, alvo de programas governamentais, Manari não mais detém o incômodo título. Mas a miséria persiste. Ana não recebe Bolsa Família. "A g